quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Tigres asiáticos: focos de desenvolvimento

           A partir do final da década de 1970, alguns países asiáticos começaram a ficar muito conhecidos no mundo como "tigres asiśticos". Coréia do Sul e Cingapura (sudeste asiático), junto com Hong Kong, na época possessão inglesa, e a província chinesa de Taiwan passaram a ter uma economia de destaque no cenário da economia global, principalmente pelo desenvolvimento industrial. Áreas de pequena dimensão territorial, adotaram a tática de produzir para exportar. Porcuraram adotar o modelo de desenvolvimento japonês: prioridade para o setor industrial para exportação, com baixos custos de produção. O carro-chefe de suas exportações é a indústria de produtos eletrônicos e brinquedos. Produzem relógios, máquinas fotográficas, televisores, aparelhos de som, rádios, aparelhos de DVD, computadores, celulares etc. "Tigre" foi o apelido que receberam pela rapidez com que se deu o crescimento econômico a partir do final da década de 1970, acelerando e se desenvolvendo na década de 1980. O animal tigre representa a força e a astúcia tomadas como símblo por esses países asiáticos recentemente industrializados. O desenvolvimento alcançado por eles foi possível principalmente em razão do planejamento econômico. Alguns fatores foram muito importantes:
* Investimento de capital estrangeiro, principalmente norte-americano e japonês.
* Exploração da força de trabalho, relativamente barata,com férias muito reduzidas, com jornada de trabalho elevada e baixos salários.
* Ética confucionista, a qual prioriza o "equilíbrio" social, a consciência de grupo, a hierarquia, a disciplina e o nacionalismo.
* Distribuição mais equilibrada de renda em relação a outros países capitalistas.
* Economias voltadas fundamentalmente para o mercado externo.
        No final de década de 1980, outros países passaram a ser chamados de "Tigres Asiáticos" (segunda geração) em decorrência do seu grande crescimento econômico industrial.

Referência bibliográfica

Geografia/Cláudia Magalhães... [et al]. São Paulo: Editora do Brasil, 2009. - (Coleção Perspectiva) p. 137 - 139.

Nenhum comentário:

Postar um comentário